TRADUÇÕES - DOENÇA DE PARKINSON

Este blog destina-se a textos traduzidos sobre DP e integra o site (conjunto de blogs) Doença de Parkinson.

quinta-feira, novembro 03, 2005


TUDO SOBRE A DOENÇA DE PARKINSON

O texto a seguir é uma tradução da apresentação da reportagem apresentada pela Radio Canada, dia 30 de Outubro de 2005, às 18 h 30, escrita e produzida pelos jornalistas Mario Masson e Jeannita Richard, disponível no site da emissora, de onde também pode ser baixado o video do programa, com duração aproximada de 30 minutos, em língua francesa (em quatro partes). Estamos recrutando voluntários que se disponham a transcrever e traduzir esse material.


“A doença de Parkinson atinge cada vez mais pessoas. Ela não é típica apenas da terceira idade. O Parkinson aparece também nos jovens. O Papa João Paulo II apresentou os sinais da doença na idade avançada, já o ator Michael J. Fox a revelou entrado nos trinta.
Atualmente com 53 anos, Serge Caron vive com a doença de Parkinson há vários anos. Recusando deixar-se abater, este professor no Cégep de Matane, consagra sua energia a atrasar a progressão dos sintomas e a reunir todas as informações possíveis sobre sua doença.

O Parkinson tem origem numa minúscula parte do cérebro responsável pela produção de um neuro-transmissor químico, a dopamina. É a carência de dopamina que provoca a doença e os seus sintomas. Esta deterioração neurológica impede que o comando de movimentos alcance os músculos. Tremores incontroláveis e a rigidez dos membros surgem então.

Serge Caron não tem antecedentes familiares de Parkinson. Então porque a doença o atacou, quando encontra-se na força plena da idade? Agentes químicos contidos em inseticidas largamente empregados seriam talvez responsáveis.

Como minorar a doença após o diagnóstico? Um dia de cada vez, nos dirá Serge Caron. É necessário também perseverança. Serge Caron deve consagrar horas aos seus exercícios de alongamento e às massagens. Além disso, para manter seu moral alto, multiplica os contactos com o mundo externo, apesar dos esforços que isto implica.

Embora existam pesquisas em curso para encontrar tratamentos eficazes, permanece ainda muito trabalho a ser feito para desvendar todos os segredos desta doença incurável. Qual é a causa do Parkinson? Como tratá-lo? E, sobretudo, como conviver com esta doença? Uma edição especial do programa “Descoberta”, que foi ao ar em 30 de Outubro às 18 h 30, tenta responder essas questões.”