TRADUÇÕES - DOENÇA DE PARKINSON

Este blog destina-se a textos traduzidos sobre DP e integra o site (conjunto de blogs) Doença de Parkinson.

quinta-feira, agosto 11, 2005



O MELHOR AMIGO DA PcP

Os cães da Independence ajudam pessoas a manterem-se ativas
D'vorah Mitchell/Elder Update Correspondent


Frank "Pete" Peterson, de 70 anos, tinha DP há 15 anos e procurava uma forma de manter-se independente. Os remédios aliviavam alguns de seus sintomas. Contudo, as quedas freqüentes continuavam sendo um problema.


Peterson achou a ajuda que procurava em Miles, um cão especialmente treinado para dar apoio à PcP. Quando Peterson “congela” e não pode caminhar, Miles resolve a situação batendo-lhe no pé. Miles fica ao lado de Perterson e quando este treme, o cão é sua bengala. Quando Miles não consegue impedir a queda de Peterson, ajuda-o a levantar-se. “O maior beneficio que ele me traz é evitar minhas queda,” diz Peterson. “Miles percebe quando vou cair e me escora.”


Peterson trinou três semanas numa empresa chamada Independence Dogs Inc. O treinamento total de um cão independente para PcP pode levar de 1 a 2 anos. Miles tem um arreio que serve para a ajudar a PcP na caminhada, a levantar-se quando sentada ou por-se de pé após uma queda. Durante o treinamento Perterson caiu de verdade e Miles fez o seu trabalho. “Cai durante o treinamento e ele fez um trabalho maravilhoso ajudando-me a erguer,” disse Peterson.

Os cães treinados para apoiar PcP ajudam-nas a manter-se fisicamente independentes e a permanecer socialmente ativas. “É uma grande contribuicao psicológica, além de um beneficio fisico,” afirmou Tony Magliano, Diretor de Relações Publicas da Independence Dogs Inc. “Eles são capazes de sair e fazer todo tipo de coisas como se fossem pessoas robustas.”


À medida que a doença progride, as PcP se concientizam, sentindo-se ignoradas ou olhadas com piedade. Este fato pode dificultar sua interação social. Os cães podem tornar-se a ponte sobre esse fosso.

“As pessoas nao percebem logo tratar-se de doença.”, disse Magliano.

Para se candidatar a um desses cães treinados, a PcP precisa ter problemas de equilíbrio e ser capaz de cuidar do animal. O programa é uma parceria entre Independence Dogs, Pennsylvania Hospital and Smithkline Beecham.


As PcP pagam US $ 200 pelo arreio do cão. O custo de US $ 12.000 para treinar cada cão é proveniente de doações.


Para maiores informacoes, disque para:
Independence Dogs Inc. Tel.: 610/358-2723.”



Fontes: "ELDER UPDATE" -
(Vol. 8, N. 10. Oct 1998).
http://elderaffairs.state.fl.us/doea/english/EUoldissues/doeaeu9810.pdf
e (em espanhol)
ACEPAR/pacientes
http://www.acepar.com.ar/