TRADUÇÕES - DOENÇA DE PARKINSON

Este blog destina-se a textos traduzidos sobre DP e integra o site (conjunto de blogs) Doença de Parkinson.

sexta-feira, outubro 28, 2005

PROBLEMAS URINÁRIOS EM HOMENS



“OS PROBLEMAS DE BEXIGA AUMENTAM À MEDIDA QUE OS HOMENS ENVELHECEM,
segundo um relatório de pesquisa da Clínica Mayo.

ROCHESTER, Minn. – Os pesquisadores da Clínica Mayo que estudam problemas de próstata relatam: à medida que os homens se tornam mais velhos as funções da bexiga degradam e a próstata pode ser a responsável por isso.

Suas observações são um alerta para pacientes e seus médicos de que as dificuldades com a micção nos homens podem ser melhor tratadas se o mal for atacado bem no início. Adicionalmente, o estudo indica que à medida que os homens envelhecem, aumenta a possibilidade que venham a sofrer problemas urinários.

"Sabemos que muitos homens ignoram seus sintomas e só procuram o auxílio médico quando é muito tarde," disse o Dr. Andrew Rule, Nefrologista e Epidemiologista da clínica de Mayo, coordenador do estudo. "Acontece que os homens podem terminar com uma bexiga comprometida, talvez necessitando de um dreno permanente. Aumentam também os riscos de contrair infecções da bexiga e até mesmo deficiência renal."


Os pesquisadores aplicaram dois testes: volume residual e volume da micção. O teste do volume residual os homens envolvidos urinam e, então, através de ultra-som, se determina a quantidade de urina remanescente na bexiga. O teste de volume urinado mediu quanta urina os homens podem expelir estando a bexiga cheia.

O Dr. Rule disse que ambos os testes são difíceis de interpretar, uma vez que os resultados num mesmo paciente podem variar a cada medição. Entretanto, como o estudo abrangeu centenas dos homens e múltiplas aferições, essas distorções foram minimizadas. O estudo usou uma amostra aleatória de 529 homens, na idade entre 40 a 79, os quais foram acompanhados durante 12 anos, com aplicação dos dois testes a cada dois anos.

O Dr. Rule afirma que a pesquisa apresenta alguns dados novos a respeito do volume da micção e do volume residual de urina, nos homens à medida que envelhecem, considerando-se o histórico da questão.

"Foi interessante observar que ao envelhecer o volume residual dos homens, aumenta, mas, eventualmente, estabiliza," ele diz. "No outro lado, o volume urinado diminuiu com taxa crescente. Estes dados são consistentes com o desenvolvimento nos homens de uma bexiga dura, fraca e hiperativa à medida que envelhecem."

Nem todos os homens corriam o mesmo risco de apresentar essas mudanças. "Homens com sinais ou sintomas de um problema na próstata eram os candidatos mais prováveis a ter disfunções da bexiga," disse o Dr. Rule. "Não é necessariamente o cancer de prostata, mas o seu aumento da glândula, à medida que os homens envelhecem, que acarreta grandes problemas urinários."

Ele recomenda aos pacientes consultarem seus médicos se observarem mudanças na urina, tais como fluxo lento ou necessidade de esforço para mantê-lo, e a sensação de não poder esvaziar a bexiga. Também merecem uma visita ao médico os casos onde se urina freqüentemente ou várias vezes à noite. Os medicamentos e as opções cirúrgicas para tratamento dos problemas da próstata podem preservar a função da bexiga.

A equipe de pesquisa incluiu também: Debra Jacobson, Michaela Mc Gree, Cynthia Girman, Dr. P.H., Michael Lieber, M.D., e Steven Jacobsen, M.D., Ph.D., todos da Clínica de Mayo.

Fonte: Science Daily