TRADUÇÕES - DOENÇA DE PARKINSON

Este blog destina-se a textos traduzidos sobre DP e integra o site (conjunto de blogs) Doença de Parkinson.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

CINCO NOVAS TECNOLOGIAS QUE PROMETEM
TRANSFORMAR A MEDICINA


- Eliminador de gordura para reduzir o excesso de peso, lunetas diminutas para restaurar a visão, e fraldas inteligentes para detectar infecções comuns da infância: estes são algumas das novas tecnologias que prometem transformar a medicina, de acordo com a edição de Natal do semanário British Medical Journal.

As previsões são feitas pelo professor Donald Combs, da Eastern Virginia Medical School, com base nas tecnologias existentes, em diferentes estágios de desenvolvimento.

Sua visão de futuro inclui aparelhos semelhantes aos de raios X dos aeroportos, destinados a "fritar" a gordura excedente usando um laser. Um paciente com excesso de peso simplesmente passa pelo aparelho e sai do outro lado alguns quilos mais leve. Nenhum efeito colateral resultará da operação exceto a reforma do seu guarda-roupa.

Os pacientes com doenças crônicas que necessitam medicação regular, se beneficiarão de um minúsculo dispositivo implantado, para controlar e transmitir dados sobre o funcionamento do coração, dos pulmões, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. Há previsão de que mais prá frente esses dispositivos se conectarão com bombas inteligentes que, ao sinal, ministrarão instantaneamente a dose correta de medicamento.

Outra previsão é o uso de lunetas em miniatura para restaurar a visão de pacientes com doença degenerativa dos olhos. Essas lunetas serão acionadas por baterias alimentadas por painéis solares microscópicos colados às retinas.

Estes cenários ilustram aplicações clínicas potenciais das tecnologias atualmente sob desenvolvimento, afirma o Professor Combs. Por exemplo, dispositivos que podem monitorar o coração e os índices de respiração já existem e as lentes artificiais são bem conhecidas.

Outras tecnologias emergentes incluem a onda tecnológica do isolamento das células de câncer, a tecnologia da fabricação sob medida de partes do corpo, e o uso da robótica miniaturizada para rastrear e destruir infecções antes que causem doença.

O impacto destas tecnologias no indivíduo e na coletividade já se fazem sentir em alguns aspectos de medicina contemporânea com tendência a aumentar, conclui o Professor.

Nota: Este texto foi adaptado de uma notícia divulgada pelo BMJ-British Medical Journal..

Fonte: ScienceDaily