TRADUÇÕES - DOENÇA DE PARKINSON

Este blog destina-se a textos traduzidos sobre DP e integra o site (conjunto de blogs) Doença de Parkinson.

quinta-feira, dezembro 07, 2006


CONSULTA MÉDICA:

PREPARE, PRIORIZE, COMUNIQUE

"Na movimentação e na ansiedade de uma ida ao consultório médico, às vezes nos encontramos em dificuldade para dar uma descrição exata de como as coisas se passaram desde nossa última visita. Embaralhamos as sugestões e instruções do médico. E, como frequentemente acontece, só após sair do consultório nos lembramos de uma pergunta importante que queríamos fazer.

Seu medico é um importante parceiro no controle da doença de Parkinson. Para fortalecer essa parceria, trate de preparar, estabelecer as prioridades e comunicar-se claramente em cada consulta. "

1. Prepare sua visita

Antes da consulta compare seus sintomas atuais e os efeitos colaterais com o que você sentia na última vez que foi ao médico. Use estas comparações para ajudar-lhe a determinar quais são os maiores problemas que tem agora. Esta é também uma ocasião boa para anotar todas as perguntas que você possa ter sobre sua medicação atual.

2. Priorize suas questões

Em outras palavras, ponha seus problemas na ordem segundo a importância que tem para você. Dessa maneira poderá explorar melhor suas questões. Defina a agenda da sua visita.

3. Comunique claramente

Se você preparar-se para a visita e se fizer uma lista das questões que lhe interessam, estará em condições de aproveitar melhor seu tempo com o médico! Convide um membro da família, um amigo ou cuidador para oferecer um ponto de vista objetivo e para ajudar na priorização de suas questões. Essa pessoa pode também dar-lhe a sustentação emocional e, eventualmente, lembrar sintomas ou os efeitos colaterais que você omitir.

Esteja preparado (a) para falar de seus problemas. Use de franqueza e honestidade - seu médico precisa de informação completa sobre sintomas, efeitos colaterais, e de como você está sentindo-se com o tratamento adotado.

Se você não tiver questões específicas, talvez possa começar discutindo sobre como otimizar seu plano de tratamento, fazendo perguntas como estas:

Como eu estou, comparando-me com outras pessoas com doença de Parkinson?

Há exercícios que possa fazer para ajudar controlar os sintomas da doença de Parkinson?

Sobre minha dieta, quais as recomendações?

Há alguma opção nova de tratamento que possa me ajudar?

Tome nota de tudo – ou faça seu acompanhante registrar a consulta para você. É difícil memorizar toda a conversa com o médico. E lembre-se, se você não entender algo, peça imediatamente que seu médico esclareça a dúvida.

Estas três simples etapas podem tornar-se o caminho para fazer a próxima consulta o mais produtivo encontro com um "parceiro" importante no controle da sua doença de Parkinson."

Antes da sua próxima consulta, tome alguns minutos para comparar os seus sintomas atuais e os efeitos colaterais com o quadro da consulta anterior (igual, melhor, pior, ou não há). Use suas respostas para identificar seu maior problema. Veja o que considerar:

Sintomas/Efeitos Colaterais

Constipação
Tempo "Off"
Movimentos erráticos, repentinos
Tremor/ Tremor ritmado
Dificuldade para equilibrar-se
Arrastar os pés
Pés "presos ao solo"
Quedas
Cansaço muscular
Lentidão de movimentos
Voz Fraca
Dificuldade para pensar claramente
Dificuldades de lembrar
Depressão/ansiedade
Problemas com o sono
Sonolência diurna
Náusea
Tontura
Suor
Problemas Sexuais
Comportamento Compulsivo ou foro de controle (tais como jogo ou compras) "


Fonte: life in Balance – vol. 1-9